#PapoJovem - Posso namorar um Não Cristão? O que é Jugo Desigual?




  Olá pessoal estou estreando mais um post aqui no nosso blog, esse como titulo já diz será o #PapoJovem huhuhuh. Nesse post iremos tratar sobre curiosidades e perguntas de assuntos que muitos jovens e adolescentes tem duvidas e que criam muitas polemicas no meio cristão. Aqui iremos responder perguntas como: É certo namorar um impio? Porque?; A uma idade para o namoro?; Como deve ser o namoro de um casal cristão?; Sexo é Pecado?; Animes são do maligno?; Jogar é pecado?  e muitas outras perguntas, que muitas vezes as igrejas não gostam de falar sobre, por acharem assuntos subversivos, porem esses assuntos devem ser tratados tanto pela igreja como pelos pais, afinal como o adolescente ou jovem reagira ao desconhecido, ou pior como ele reagira aquilo que ele conheceu de forma errada?. 

 Em fim esse post está totalmente aberto a perguntas, dicas, recomendações, sintam-se a vontade para compartilhar experiencias e comentar sem ser julgado, afinal nosso papel não é julgar e sim orientar, tudo o que diz respeito a palavra.

Obs: Tudo que será tratado aqui, será tratado a luz da palavra sem invenções ou teologia barata. Nem sempre o que será falado aqui será de minha autoria, nesse caso colocarei a fonte da informação.


Bom, nosso primeiro assunto será "Posso namorar com uma pessoa que não é cristã?". Escolhi esse tema para esse primeiro post, por ser uma pergunta muito constantes entre adolecente e Jovens cristão, muitos até sabem a resposta, mais não se contentam com uma monossilaba, então vamos explicar isso de acordo a palavra, levando todos os pontos das mesmas. (Lembrando que quem vos fala é um jovem, e não um pai de familia, porem irei aplicar a palavra junto a razão, e nada será de mim mesmo ao falar ok?). Então Vamos lá.

Primeira Coisa, o que a palavra fala sobre o namoro entre uma pessoa cristã e um não cristão?

Bom, a biblia no livro de  2 Corintios 6:14 diz: "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?" 

Ok, talvez alguns de vocês devem ter entendido, afinal o versiculo está ai acima e está bem claro, porem vamos por partes para esclarecemos melhor as coisas.  Vamos primeiro ver o que significa a palavra Jugo referida na passagem acima, você sabe o que é "Jugo"? 

- Um Jugo é uma barra de madeira que une dois bois um ao outro e a carga que puxam. Uma junta em "jugo desigual" tem um boi mais forte e um mais fraco, ou um mais alto ou mais baixo, ou um boi ou outro animal como um Burro por exemplo (um jugo desigual serve para descrever tambem duas especies diferentes). O boi mais fraco ou mais baixo anda mais lentamente do que o mais alto ou mais forte, fazendo com que a carga se mova em círculos. Quando os bois estão em jugo desigual, eles não podem executar a tarefa que está adiante deles. Em vez de trabalhar juntos, estão em desacordo um com o outro. 


Um jugo com Duas especies diferentes, o que será que vai dar?



Bom agora que entendemos o que significa o jugo desigual podemos ver que Paulo utilizou uma metáfora ou seja uma comparação ilustrativa para falar com o povo de forma que entendam que o jugo desigual não é algo bom. 

Quando trazemos para um relacionamento entre um homem e uma mulher, vemos como um relacionamento entre pessoas com objetivos diferentes seja na fé ou qualquer outra coisa não é nada bom, e na maioria das vezes não da certo. Vejamos uma situação fácil de se ver hoje entre um casal desse tipo, principalmente em namoro, vamos dizer que em um relacionamento há um homem não cristão e uma mulher cristã (ou vice versa), a mulher e o homem parecem se amar muito, todavia sempre se encontram em situações difíceis, o homem por não ser cristão não ver nada de errado em ir ao bar, ou beber cerveja, ir a festa onde há mulheres e muita bebida, ou fumar um cigarro (claro nem todo homem não cristão é assim), porem a mulher está disposta até um relacionamento cada vez melhor com Deus, sempre indo a igreja, lendo a palavra, a congressos, adorando ao Senhor, as diversões dela são mais saudáveis sair com as amigas para ler a palavra, ir ao shopping. A mulher por ser cristão odeia bebida, cigarro e as festas que seu namorado vai, sempre quando eles se encontram ela sente o cheiro de cerveja ou do cigarro. Já o homem não gosta que sua namorada te der pouco tempo e prefira ir a igreja do que ficar com ele. Então tanto o homem como a mulher não conseguem conciliar o tempo e dificilmente conseguem fazer um programa junto, porque o que um gosta de fazer, o outro não gosta. Ai surge o sacrifício de uma das partes, podemos dizer que para o homem é mais fácil, ir a igreja um dia ou outro, já para mulher é mais difícil afinal  nenhum desses programas agrada a Deus e não seria um bom testemunho para quem está perto delas. As divergências começam a aparecer, o namorado faz a vontade da namorada algumas vezes mais ela nunca faz algo para agrada-lo indo ao lugar que ele gosta. Então começam a surgi brigas, o ciume entra, e se torna dificil ter um relacionamento dessa forma né. (LEMBRANDO ISSO É APENAS UM EXEMPLO, CLARO QUE ISSO NÃO É ALGO GENERALIZADO)





Ai você pode dizer "Ah isso não acontece comigo, meu namorado ou namorada, não bebe ou fuma, ele não é cristão, mais em alguns pontos age como se fosse", ai vamos para parte de um relacionamento sexual, como cristãos, sabemos há importância do casamento (se você ainda tem duvidas sobre esse assunto aguarde os próximos post), bom, você, sabe e quer um relacionamento sexual depois do casamento, de acordo com a palavra;  mas  e seu namorado(a) não cristão, o que ele pensa sobre isso? Sabemos que nem todos são assim, mais também sabemos como é dificil se manter uma relação santa entre dois cristãos, imagine entre um cristão e um não cristão, afinal para quem é mais dificil? Não é bem verdade que pode ser mais dificil de fugir da tentação?. Não preciso responder que SIM né, e se você disser que não, dou graças pela sua vida. 

Vemos como é dificil manter uma relação entre duas pessoas com pensamentos diferenciados (Obs: não dissemos que é impossível e sim que é muito, muito dificil). ATENÇÃO APESAR DE ESTÁ FALANDO SOBRE UM RELACIONAMENTO, O JUGO DESIGUAL NÃO SE APLICA APENAS A ISSO, ATÉ NA AMIZADE ESSE VERSÍCULO PODE SER APLICADO.


Agora, que entendemos sobre o Jugo desigual vamos para outra parte do versiculo que diz: "Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?"

Bom, quando a bíblia diz  que não se pode  haver comunhão entre a luz e as trevas isso não significa dizer que você não deve falar com uma pessoa não cristão, afinal como você poderia evangelizar alguém sem falar ou ter contato com ela. A bíblia cita a palavra comunhão, que é mais do que apenas falar, é andar, conviver, partilhar, comunhão é algo mais profundo, é um relacionamento onde a uma troca, quando se tem comunhão com pessoas que não tem Deus como alvo principal e sim as coisas do mundo você fica vulnerável a influencia do mesmo, afinal na comunhão a uma troca. Muitos dizem "Há eu vou se tornar amigo de "fulano" para ganhar ele para Jesus" esse gesto é belo, porem perigoso, sua conduta de vida e atitudes já são mais que suficientes, e deve -se ter uma vigilância e discernimento para saber se você está o influenciando ou sendo influenciado. Mas não vamos entrar muito em amizade deixa esse assunto para um próximo post.  

Bom a bíblia diz em Mateus 5:14 que "Vós sois a Luz do mundo (...)", se nós somos a luz do mundo, quem são as trevas? São aqueles que andam nela, ( Provérbios 4:18,19). A luz veio para brilhar e arrancar as pessoas da escuridão, não ter comunhão ou seja se unir a ela. 

Ao olhar essa palavra vemos que a junção entre luz e trevas não é o que Cristo quer para o seu povo e muito menos para você. "Ah ainda não estou convencido?" Bom , vejamos outros versículos que falem sobre Jugo desigual.


Amós 3:3 “Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” 

2 Timóteo 2:22 “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” 


Essa palavra só cabe a um namoro entre impios e cristãos? NÃO

O "jugo desigual" tratado no texto não diz exclusivamente de pessoas não cristãs. O texto fala de um relacionamento onde uma das pessoas não está conectada a Cristo. Uma das pessoas não precisa ser necessariamente não cristã para isso acontecer.

Nós sabemos que dentro da igreja a muitos que se dizem cristãos, e não são, afinal existe o Joio e o Trigo  (Mateus 13.24-30, 36-43), por isso deve se tomar cuidado, há muitos que se desesperam em ter um relacionamento, e esquecem de pedir para que Deus ti guie a pessoa que realmente ira te fazer feliz, e que visa a mesma coisa que você.
 Não namore com alguém que diz ser cristão mas não vive como um cristão, a bíblia diz que se conhece uma arvore pelo fruto, a pessoa que você acha que está gostando demostra amar a Deus como você ama?Quais as atitudes dele?. 


DESCULPAS MAIS UTILIZADAS:


 "Aaaah, mas eu vou trazê-lo para a igreja " ou "Deus vai me usar para convertê-lo" . 

Mas você estará convertendo-o para Jesus ou para você? Se você realmente acha que esse relacionamento é aprovado por Deus, pode ter certeza que ele se converterá ANTES de vocês namorarem. Não caia na velha mentira de que ele facilmente irá se converter depois que começarem a namorar. De nada vai adiantar ele vir na igreja por você e não ter o coração verdadeiramente convertido. 
Dá na mesma. Lembre-se que um relacionamento com Deus é mais do que ir na igreja. ! 

 "Aaaah, mas eu não vou deixar ele me tirar da presença de Deus". 

Lembre-se do versículo:


"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33). "

Quando passamos a conviver com alguém, somos influenciadas por ela de alguma forma, inconscientemente.

 "Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne."  (Efésios 5.31)

Uma só carne. Se marido e mulher são uma só carne, eles serão como uma única pessoa, fazendo as mesmas ações e andando na mesma direção. Como você será uma só carne com alguém que não possui o mesmo objetivo que você?


CONCLUSÃO:

Nem precisa dizer que o correto a se fazer é NÃO namorar com uma pessoa não cristã, isto é muito perigoso, e por isso o Senhor fez questão de pelo Espirito inspirar Paulo a escrever sobre isso, e ao longo dos livros a uma concordancia entre outros escritores da biblia sobre este mesmo a assunto. 

 Quando a Bíblia fala para que não nos prendamos a jugo desigual, quer dizer que uma pessoa que serve a Cristo não deve unir-se a alguém que não serve, pois não é simplesmente algo que Deus manda não fazer, mas é algo que simplesmente não dá muito certo.

Qualquer relacionamento amoroso com um não cristão pode facilmente corrompê-lo e tirá-lo do caminho do SENHOR. Pense bem, em um gelado sábado a noite, você vai querer ir à igreja no culto de jovens e seu parceiro (a) vai querer assistir um filme juntinho no edredom. No começo você pode até bater o pé e decidir ir à igreja sem ele (a), mas eventualmente, por pressão no relacionamento, você irá ceder.

O cônjuge ideal é aquele que vai amar Deus bem mais do que você. Quando for procurar por um parceiro, evite procurar no mundo.

Em fim encerramos o primeiro #PapoJovem aqui, espero que tenham gostado, e pode parecer doloroso para quem está nessa situação, mais é o que a palavra diz, se você estiver nessa situação não se sinta mau por isso, peça ao espirito santo para lhe guiar, e Ele te mostrará como você deve agir a isso. Compartilhe esse post com seus amigos.

Desde Já perdoem os erros de português, que talvez tenham passado despercebido por mim e Obrigado pela atenção. Não esqueça de deixar seu comentário aqui falando o que vocÊ acha sobre o assunto, não me importo se sua opinião for contraria, quem sabe haja algum versículo que eu não saiba que fale o contrario o que acho bem dificl mais, quem sabe né. Fiquem com Deus.


Aviso:


Autor:Ivan Araujó (Eu heuheu)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia - Elevation Worship

Top 10 - Música Gospel Mais tocadas nas rádios em 2014

Musica do Dia - Teu Santo nome ( Gabriela Rocha)